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Carros: Manutenção básica

Posted by Monk on 16:09
Como prolongar a vida útil do seu veículo




A frota de carros em circulação no Brasil é um número espantoso. Boa parte desse contingente de veículos é formada por carros com mais de cinco anos de uso e quando se vai interior adentro a idade dos automóveis tende a aumentar bastante. Até então nada demais, porém, conforme se aumenta o uso do carro aumentam as chances de panes, falhas e quebras. É lógico que isso não ocorreria se cada um tivesse os devidos cuidados com seu carro, mas o normal é o individuo colocar apenas o combustível e não se preocupar com nada além de manter o ponteiro do volume do tanque em ordem.

Essa realidade poderia ser diferente se cada motorista tivesse um pouco mais de cuidado com seu automóvel. Para facilitar a vida dos proprietários, principalmente os mais novos e também aqueles sem conhecimento técnico, elaboramos uma sugestão de procedimentos que visa prolongar a vida útil do seu veículo.

Primeiramente vamos falar sobre a partida. Ao ligar o motor do carro, não pise no acelerador. Apenas gire a chave e deixe o motor funcionar sozinho. O veículo se molda aos costumes do dono. Se você sempre pisar no acelerador, o automóvel só vai funcionar se pisar. Isso não é o correto. Portanto, evite pisar no acelerador ao dar a partida. Nesse momento é importante ficar atento ao painel e observar se alguma luz indicadora demora a apagar. Essa atenção pode livrar você de uma pane. Se alguma luz estiver fora do padrão, leve o carro a uma oficina capacitada para fazer o check-up.


Quando o motor já estiver em funcionamento e todas as luzes indicadoras no painel se apagaram normalmente, então deixe alguns segundos em marcha lenta antes de movimentar o carro. Saia de casa sem abusar das rotações, ou seja, sem sair acelerando forte. Algo em torno de cinco minutos é o suficiente.

Revisão semanal

Uma vez por semana saia mais cedo para passar em um posto de combustível e dar uma checada geral. Comece pelo combustível. Evitar de utilizar o carro na reserva não é uma regra, mas pode ser um hábito saudável. Muitas vezes o tanque de combustível acumula sujeira na parte inferior e quando o combustível fica na reserva, a bomba pode sugar o liquido com parte dessa sujeira.

Existe um filtro na saída do tanque e um antes do combustível ser injetado no motor, mas duas condições reafirmam o cuidado. O primeiro é que se você forçar a bomba de combustível com o nível muito baixo, ela pode queimar. Além do custo da reposição, o pior é ficar na mão. E também, se deixar faltar combustível em via pública você estará sujeito a uma multa.



Nível do óleo e da água

Combustível em ordem, verifique o nível do óleo. Se estiver entre o máximo e mínimo, tudo bem. Se estiver abaixo do mínimo não deixe de completar. Nesse momento, é importante colocar o óleo da mesma especificação. O que acontece é o motorista trocar o óleo do carro e se esquecer do modelo e marca utilizada.

Uma boa ajuda é a cola, um bloco de anotações que você pode deixar no porta-luvas, com data e tipo de óleo usado no motor, além de outras informações que contribuirão para manter o carro em ordem. Assim, você evita de colocar um óleo com especificações diferentes, que podem acarretar problemas futuros. Acompanhar o prazo para troca é outro cuidado importante.

Verifique também o nível de água do radiador. Se precisar completar, pode colocar água diretamente quando o motor estiver frio. Se for o caso do motor estar aquecido, complete o nível de água com o motor em funcionamento. Após certo período, ou seja, mais de uma completada, é fundamental colocar o aditivo, para manter o sistema eficaz. Também não esqueça do reservatório de água do limpador do pára-brisa, ele ajuda a manter a visibilidade.
Se o carro é utilizado constantemente em estradas de terra, é importante também verificar periodicamente o filtro de ar. Porém, alguns modelos o acesso é fácil e rápido. Outros exigem ferramentas e manobras para retirá-lo do lugar. Normalmente o frentista do posto consegue fazer essa inspeção.
Mesmo que você não tenha a menor ideia do que seja o motor, o filtro ou o nível, mantenha-se ao lado do profissional que trabalha no carro. Você não precisa dizer nada, mas sua presença apenas assegura um serviço mais eficiente.

Quando for trocar o óleo do motor, peça sempre para verificar o óleo de transmissão e também da direção hidráulica, se for o caso, e o fluido de freio. Identificar vazamentos evita-se prejuízos enormes. Se você perceber algum ruído estranho no veiculo, não deixe pra depois, investigue a causa. Muitas vezes um barulho é o aviso de algo pior que está por vir. Outras vezes indica apenas que precisa de manutenção, como um chiado nos freios.

Ainda no posto calibre os pneus. Lembre-se de utilizar a pressão recomendada pelo fabricante. Se for viajar pode colocar uma libra a mais que o recomendado, porém não deixe de observar a lotação. Se for levar mais que dois ocupantes ou bastante bagagem, faça a correção da calibragem.

Luzes

Também uma vez por semana verifique o funcionamento das luzes. Veja o pisca de ambos os lados, a luz alta e baixa e também do freio. Lembre-se que farol desregulado ou inoperante e passível de multa. Se o seu carro tiver vidros elétricos, ar-condicionado, enfim, tudo que tiver de acessórios e opcionais, não deixe de acionar vez ou outra. Alguns equipamentos, como o condicionador de ar, por exemplo, necessita de funcionamento.
Esses são cuidados simples, mas contribuem para manter seu carro em ordem, bem cuidado e capaz de levá-lo para onde desejar, sem medo de ficar pelo caminho.

Fonte: Globo.com/g1/carros


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Mundo animal:

Posted by Monk on 15:51
Veterinária usa 'jipão' para fazer castração pelo interior de SP



O sonho de consumo da veterinária Amelia Margarido era um ter um jipão na garagem. No Dias das Mães do ano passado, ela se deu uma Land Rover de presente e pegou a estrada. Durante uma de suas viagens a mais de 100 km/h Amélia percebeu que, com um pouco de criatividade, poderia usar o carro para suprir a carência de atendimento veterinário em pequenas cidades do interior paulista, sobretudo aquelas em que a população não dispõe de nenhum veterinário nas proximidades.
Assim, surgiu o Veterinários na Estrada. Acompanhada de outros colegas de profissão, Amélia improvisa um consultório médico onde houver teto e parede. Se a cidadezinha visitada não tiver infra-estrutura, não tem problema, ela monta uma espécie de tenda, criada especialmente para ser usada com o jipão e onde há isolamento necessário para fazer as cirurgias de castração, sua principal propósito quando pega a estrada.
Como o meu objetivo é ir aonde ninguém vai, não há a desculpa de que não tem um lugar adequado para fazer o atendimento. É como um hospital de campanha em situação de guerra: arma a barraca onde tiver espaço e pronto”, afirma a veterinária que já viajou para Joanópolis e Igaratá, no interior de São Paulo, e para Maresias, no litoral paulista. São Tomé das Letras, já em Minas Gerais, foi a cidade mais longe para a qual o jipão e a equipe de Amélia viajou.
Na primeira vez que fomos lá, a gente não tinha nem energia elétrica”, relembra. O pré-atendimento era feito na rua e só as cirurgias eram feitas na cabana improvisada.
A última viagem dos veterinários foi para para Santa Bárbara, bairro rural de São Francisco Xavier, um distrito que fica a quase 60 km do centro de São José dos Campos e onde o aparelho celular fica sem serviço ou pega muito mal.

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