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Formula 1
Posted by Monk
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01:14
Button vence, e Rubinho conta com a sorte para ser 2º
A corrida - Quando foram acesas as luzes verdes no circuito de Albert Park, Rubens Barrichello parecia estar dormindo. Com dificuldades na largada, o brasileiro perdeu nada menos que cinco posições, além de ter sofrido um toque que danificou a sua asa dianteira.Por outro lado, quem se deu bem foi Felipe Massa. Talvez em uma demonstração da utilidade do KERS, ele pulou do sexto para o terceiro lugar, atrás apenas do alemão Sebastian Vettel e de Jenson Button, que logo passaram a se distanciar nas duas primeiras colocações.Apontado como um dos pilotos mais talentosos do grid, Vettel aproveitou-se do fato de seu carro estar leve para cravar voltas rápidas. Ainda assim, ele não era capaz de superar o excelente rendimento do carro de Button, que conseguia manter uma média de quatro segundos de vantagem.O primeiro erro estratégico da Ferrari no ano não demorou a acontecer. Na décima volta, Kimi Raikkonen entrou nos boxes para substituir os pneus moles pelos compostos duros, já que ele havia sido ultrapassado por Nico Rosberg e Rubens Barrichello com relativa facilidade. Duas voltas depois, bastante pressionado pelo alemão da Williams, Massa fez o mesmo.Vettel também foi prejudicado por um lento pit stop na Red Bull, mas tanto ele quanto os ferraristas viram o prejuízo ser minimizado com a entrada do safety car na 20ª passagem, duas depois que o japonês Kazuki Nakajima bateu entre as curvas três e quatro ao perder a traseira.Foi então que o grid inteiro aproveitou para entrar nos boxes, incluindo Barrichello, que trocou o bico do seu carro. Dono de uma boa vantagem, Button ainda conseguiu voltar na liderança mesmo parando para reabastecer. Felipe Massa, por sua vez, retornou para o terceiro lugar, enquanto Nelsinho passou para a sétima colocação.O piloto da Renault, no entanto, viu sua boa corrida acabar logo na saída do carro de segurança da pista, na volta 24. O brasileiro tentou partir para cima de Nico Rosberg, mas teve um problema no seu freio e foi parar na caixa de brita da curva um.Na 32ª volta, Felipe Massa entrou nos boxes para sua segunda parada e caiu para o 14º lugar. Porém, a estratégia de conseguir ganhar posições com a parada dos outros competidores não deu certo, devido ao baixo rendimento de sua Ferrari, que estava com mais combustível. Na volta 48, para piorar, seu carro apresentou problemas mecânicos e ele foi obrigado e recolher o monoposto à garagem.Na dianteira, Vettel fez sua segunda parada na 46ª volta e ainda assim manteve a posição. De volta aos boxes para rebastecer, Rubinho perdeu duas posições, mas logo assumiu a quarta posição após uma bela ultrapassagem sobre Nico Rosberg. Apesar disso, ele não tinha chances de chegar ao pódio em condições normais, pois estava cerca de 20 segundos distante de Robert Kubica.Foi aí que Barrichello contou com a sorte e a trapalhada alheia. Na penúltima volta, o polonês da BMW Sauber partiu para cima de Vettel e os dois acabaram colidindo. O piloto da Red Bull ainda tentou seguir na pista, mas com a asa dianteira danificada não teve condições de seguir. Para fins estatíticos, no entanto, ele terminou em 14º lugar, uma posição à frente de Kubica.O safety car então entrou na pista e conduziu o final da prova. A confusão foi tão grande que poucos viram ainda o abandono de Kimi Raikkonen, culminando em um duplo abandono para a Ferrari no começo de 2009.
Dono da pole-position no GP da Austrália, Jenson Button confirmou o favoritismo da Brawn GP e venceu a etapa de abertura da temporada 2009 da Fórmula 1. É a primeira vitória do piloto inglês desde a prova da Hungria, em 2006, até então o único êxito dele na principal categoria do automobilismo mundial.Button dominou a prova deste domingo de ponta a ponta, não sendo ameaçado pelos rivais em nenhum momento sequer. O segundo lugar ficou com o brasileiro Rubens Barrichello, beneficiado por uma colisão entre Sebastian Vettel e Robert Kubica na antepenúltima volta.Conhecido pela ousadia, Kubica se deu mal ao tentar ganhar o segundo lugar do jovem alemão, que também tem a fama de ser um piloto agressivo. Com isso, o safety car entrou na pista e deu o tom dos metros finais da prova, que terminou com uma improvável dobradinha da Brawn GP.Improvável porque a disputa deste domingo não foi nada fácil para Rubinho. Segundo colocado no grid, o veterano largou muito mal e caiu para o sétimo lugar. Tentando uma prova de recuperação, ele estava conformado com a quarta posição, após uma bela ultrapassagem sobre Nico Rosberg na volta 53. Executada a manobra, estava mais de 20 segundos atrás do polonês da BMW Sauber, mas acabou contando com a sorte para subir ao pódio.O dia também não foi nada bom para os outros dois pilotos brasileiros, Felipe Massa e Nelsinho Piquet. Enquanto o vice-campeão mundial parou na volta 48 devido a problemas mecânicos em sua Ferrari, o jovem da Renault foi parar na caixa de brita da 24ª passagem ao perder os freios quando tentava ultrapassar Nico Rosberg.A última vez que uma equipe fez uma dobradinha em sua corrida de estreia foi no GP da França de 1954, quando a Mercedes Benz colocou o lendário argentino Juan Manuel Fangio em primeiro, seguido pelo alemão Karl King. O feito da Brawn é ainda mais impressionante quando se leva em conta o fato de que, há um mês, o time sequer existia oficialmente.A Brawn é, na verdade, a continuação da Honda, que deixou a Fórmula 1 no final do ano passado devido à crise econômica internacional. Meses de indefinição se seguiram até que Ross Brawn, que fez fama ao ajudar Michael Schumacher a dominar a categoria no começo da década, conseguiu assumir o controle do time. A equipe, entretanto, não parou nestes meses e já trabalhava no novo carro desde a metade de 2008, quando chegou-se à conclusão que o monoposto daquela temporada definitivamente não era competitivo.O italiano Jarno Trulli foi punido pelos comissários da FIA e teve 25 segundos acrescidos no seu tempo final de prova. Com isso, o piloto da Toyota caiu do terceiro para o 12º lugar na classificação da corrida. Durante o último período de safety-car, o italiano acabou saíndo da pista e, quando voltou, ultrapassou o inglês Lewis Hamilton para retomar sua posição. Dessa forma, Hamilton foi promovido para o terceiro lugar. Da mesma forma, todos que estavam entre o 5º e o 12º lugar ganharam uma posição. A Toyota confirmou que pretende apelar da decisão.Em quarto lugar apareceu o alemão Timo Glock, seguido por Fernando Alonso e Nico Rosberg. Estreante, o suíço Sébastien Buemi somou seu primeiro ponto na categoria com o sétimo lugar.A Fórmula 1 segue no próximo domingo, com a realização do GP da Malásia a partir das 6 horas da manhã (horário de Brasília).
A corrida - Quando foram acesas as luzes verdes no circuito de Albert Park, Rubens Barrichello parecia estar dormindo. Com dificuldades na largada, o brasileiro perdeu nada menos que cinco posições, além de ter sofrido um toque que danificou a sua asa dianteira.Por outro lado, quem se deu bem foi Felipe Massa. Talvez em uma demonstração da utilidade do KERS, ele pulou do sexto para o terceiro lugar, atrás apenas do alemão Sebastian Vettel e de Jenson Button, que logo passaram a se distanciar nas duas primeiras colocações.Apontado como um dos pilotos mais talentosos do grid, Vettel aproveitou-se do fato de seu carro estar leve para cravar voltas rápidas. Ainda assim, ele não era capaz de superar o excelente rendimento do carro de Button, que conseguia manter uma média de quatro segundos de vantagem.O primeiro erro estratégico da Ferrari no ano não demorou a acontecer. Na décima volta, Kimi Raikkonen entrou nos boxes para substituir os pneus moles pelos compostos duros, já que ele havia sido ultrapassado por Nico Rosberg e Rubens Barrichello com relativa facilidade. Duas voltas depois, bastante pressionado pelo alemão da Williams, Massa fez o mesmo.Vettel também foi prejudicado por um lento pit stop na Red Bull, mas tanto ele quanto os ferraristas viram o prejuízo ser minimizado com a entrada do safety car na 20ª passagem, duas depois que o japonês Kazuki Nakajima bateu entre as curvas três e quatro ao perder a traseira.Foi então que o grid inteiro aproveitou para entrar nos boxes, incluindo Barrichello, que trocou o bico do seu carro. Dono de uma boa vantagem, Button ainda conseguiu voltar na liderança mesmo parando para reabastecer. Felipe Massa, por sua vez, retornou para o terceiro lugar, enquanto Nelsinho passou para a sétima colocação.O piloto da Renault, no entanto, viu sua boa corrida acabar logo na saída do carro de segurança da pista, na volta 24. O brasileiro tentou partir para cima de Nico Rosberg, mas teve um problema no seu freio e foi parar na caixa de brita da curva um.Na 32ª volta, Felipe Massa entrou nos boxes para sua segunda parada e caiu para o 14º lugar. Porém, a estratégia de conseguir ganhar posições com a parada dos outros competidores não deu certo, devido ao baixo rendimento de sua Ferrari, que estava com mais combustível. Na volta 48, para piorar, seu carro apresentou problemas mecânicos e ele foi obrigado e recolher o monoposto à garagem.Na dianteira, Vettel fez sua segunda parada na 46ª volta e ainda assim manteve a posição. De volta aos boxes para rebastecer, Rubinho perdeu duas posições, mas logo assumiu a quarta posição após uma bela ultrapassagem sobre Nico Rosberg. Apesar disso, ele não tinha chances de chegar ao pódio em condições normais, pois estava cerca de 20 segundos distante de Robert Kubica.Foi aí que Barrichello contou com a sorte e a trapalhada alheia. Na penúltima volta, o polonês da BMW Sauber partiu para cima de Vettel e os dois acabaram colidindo. O piloto da Red Bull ainda tentou seguir na pista, mas com a asa dianteira danificada não teve condições de seguir. Para fins estatíticos, no entanto, ele terminou em 14º lugar, uma posição à frente de Kubica.O safety car então entrou na pista e conduziu o final da prova. A confusão foi tão grande que poucos viram ainda o abandono de Kimi Raikkonen, culminando em um duplo abandono para a Ferrari no começo de 2009.
1. Jenson Button (ING) Brawn GP-Mercedes 1h34min15s784
2. Rubens Barrichello (BRA) Brawn GP-Mercedes a 807
3. Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes a 2s914
4. Timo Glock (ALE) Toyota a 4s4355.
Fernando Alonso (ESP) Renault a 4s879
6. Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota a 5s722
7. Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari a 6s004
8. Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari a 6s298
9. Adrian Sutil (ALE) Force Índia-Mercedes a 6s335
10. Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 7s085
11. Giancarlo Fisichella (ITA)Force Índia-Mercedes a 7s374
12. Jarno Trulli (ITA) Toyota a 26s604
13. Mark Webber (AUS) Red Bull Racing Renault a 1 volta.
14. Sebastian Vettel (ALE) Red Bull Racing-Renault a 2 voltas.
15. Robert Kubica (POL) BMW Sauber a 3 voltas.
16. Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari a 3 voltas
-- ABANDONOS VOLTA.
Felipe Massa (BRA) Ferrari 45
Nelsinho Piquet (BRA) Renault 24
Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota 17
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes
- Média do vencedor: 195,775 km/h.
- Volta mais rápida: Nico Roberg (ALE), a de número 48, com 1min27s706 a 217,668 km/h.
- Líderes sucessivos: Voltas 1 a 58: Jenson Button (ING).
- A corrida foi paralisada nas voltas 19 a 24 por um acidente de Kazuki Nakajima; e de 56 a 58 por um acidente de Sebastian Vettel e Robert Kubica.
Publicado por Gustavo.
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