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Junta homocinética:

Posted by Monk on 23:10
Junta Homocinética: tire suas dúvidas











As juntas homocinéticas são itens importantes do sistema de transmissão. Esta peça faz com que a velocidade seja constante entre as partes condutora e conduzida, no caso semi-eixo e ponta de eixo. Para entender melhor a questão de velocidade constante, é preciso saber que na junta universal tradicional (a "cruzeta") usada nas árvores de transmissão (eixo cardã), sempre há variação de velocidade entre as duas partes da junta. Quando a junta universal faz parte do cardã não há problema algum relacionado com essa variação. Mas quando a junta universal compõe o semi-eixo (corretamente, semi-árvore) de um carro de tração dianteira, a desigualdade de movimento logo se faz sentir no volante de direção: surge uma oscilação bem desagradável cada vez que o veículo descreve uma curva sendo acelerado. Na junta homocinética, o contato entre o semi-eixo e a ponta de eixo é feito por esferas, na maior parte dos casos. A parte conduzida (ponta de eixo) é constituída por um tambor com pistas na parte interna, que por sua vez forma corpo único com a ponta de eixo onde vão fixados cubo e roda. O elemento condutor (semi-eixo) recebe movimento da ponta da semi-árvore e trabalha em conjunto com uma gaiola de separação das esferas. Deve-se proceder à troca da junta homocinética quando, com o carro em movimento, ela começar a fazer barulho ou, então, durante manobras, acontecerem estalos, sinais claros de que o conjunto está com excesso de folga. No caso de um furo na coifa protetora, quando a graxa se perde e poeira ou umidade penetram na junta homocinética, é preciso remover a peça, limpá-la e trocar a graxa e coifa, para evitar que a homocinética se danifique definitivamente por falta de lubrificação. Algumas peças no veículo possuem estrias, geralmente, engrenagens. As estrias são os sulcos internos ou externos na peça, que pode ser metálica ou mesmo de plástico, a depender da aplicação. Para entender melhor, as estrias são as ranhuras que une uma engrenagem a outra e desse modo quando uma gira acaba por movimentar a outra acoplada por meio das estrias. No caso da junta homocinética, as estrias ficam na ponta da peça e são elas que transmitem a rotação do motor às rodas. No caso das estrias estiverem desgastado a engrenagem patina e o carro não anda. observe o grafico acima e vai entender melhor.



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