0

Uísque: o melhor amigo do homem

Posted by Monk on 15:00
curiosidades sobre o uísque: puro ou com gelo?








Essa era a bebida preferida do escritor americano William Faulkner (1897-1962), que sempre tinha uma garrafinha ao alcance das mãos. “Eu normalmente escrevo à noite, e por isso mantenho o uísque por perto”, dizia. O Poetinha e Faulkner, que faziam do uísque companheiro da boemia e na hora de compor verso e prosa, nunca estiveram muito isolados na preferência. “O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado.” Uma das citações mais famosas atribuídas ao poeta e compositor Vinícius de Moraes (1913-1980) ilustra sua conhecida simpatia pelo destilado. Com mais de 500 anos, o uísque é um dos maiores clássicos de balcão. Dá a volta ao mundo em consumo e produção. Os cinco maiores produtores são, pela ordem, Escócia, Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Japão.

O que é uisque?

É um destilado. Só pode ser chamada de uísque a bebida feita da fermentação e da destilação de cereais como cevada, milho, trigo ou centeio e envelhecida em barril de carvalho por no mínimo três anos (padrão escocês) e dois anos (americano). A gradação alcoólica começa nos 40%. “A escolha do tipo de cereal e a combinação ou não entre eles define se o uísque é, por exemplo, um single malte escocês ou um bourbon americano”, explica Adames. A origem data da década de 1490, século XV, e é disputada desde sempre por irlandeses e escoceses e nem mesmo os maiores especialistas no assunto se arriscam a cravar um vencedor. “O nome uísque vem do termo gaélico uisge beatha, que significa água da vida. Uma denominação já usada antes para processos de purificação, como o dos vinhos”, explica Eduardo Rotella. Seja qual for a origem Escócia, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Japão... são sempre as mesmas variáveis que interferem no sabor final da bebida. O jeitão do uísque é determinado por clima, solo, madeira (do barril em que for envelhecido) e, principalmente, da água usada na fabricação. “A água é, sem dúvida, essencial, mas é a junção de todos os outros fatores que traz características únicas para a bebida”, pontua Rotella. Na Escócia, por exemplo, que tem as melhores condições para a fabricação da bebida, o solo é rico em minerais e oferece águas diferentes e muito puras. A qualidade da água é determinante para o resultado. Já o clima frio e úmido e a constante presença da névoa favorecem a qualidade da cevada.

Whisky, só na Escócia

A denominação scotch whisky só pode estar impressa no rótulo quando a bebida é feita na Escócia. Nenhuma destilaria de outro país pode usar a nomenclatura, mesmo que importe o malte escocês. Os preceitos da fabricação do scotch incluem a utilização de barris reaproveitados, com uma madeira já desgastada, que libera menos sabor na bebida. Na Escócia, só é considerado uísque a bebida que tiver no mínimo três anos de guarda.


|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk