0

Educação:

Posted by Monk on 10:20
Sistema educacional



O DF está enre os mais atrasados na implantação do novo modelo de ensino fundamental.

Jardim da infância só no uniforme do ano passado. Logo, Luã não precisará mais ficar no salão de beleza da tia enquanto a mãe vai para o trabalho. Ele tem apenas 6 anos e já está pronto para o desafio da primeira série. E cheio de esperanças. “Eu sou bom de matemática”.
Para a mãe coruja, ter o filho tão novo na escola é uma grande oportunidade para a família toda. “O pai dele não teve estudo, eu também não. Então, vai ser muito bom, porque ele vai ensinar eu e o pai”, diz a mãe de Luã.
A partir de 2010, todas as crianças de 6 anos de idade deverão ser matriculadas na primeira série do ensino fundamental. A meta do Ministério da Educação é começar a alfabetização mais cedo. Para isso, todas as escolas públicas do Brasil, devem adotar o ensino fundamental de 9 anos. No Distrito Federal a meta está longe de ser atingida.
De acordo com o Ministério da Educação, no DF, apenas 17,9% das crianças já estudam no novo modelo. Índice bem menor do que o registrado em Goiás e Minas Gerais, por exemplo.
A Secretaria de Educação garante que a implantação está sendo feita em etapas. Das 14 regionais de ensino, cinco já foram enquadradas e o restante será adequado até a data limite. Mas é importante que os pais não esperem para matricular as crianças. Para o melhor aproveitamento em sala de aula, é bom começar logo aos 4 anos, na pré-escola.
“No Distrito Federal nós já estamos trabalhando com as crianças de 4 e 5 anos, para que quando elas chegarem aos 6 anos, já esteja apta para a alfabetização”, explica a diretora de Planejamento da Secretaria de Educação do DF, Mara Gomes.
A partir de abril deste ano, todos os alunos de 8 anos farão uma prova. O teste anual avaliará a alfabetização nas escolas públicas.

Fonte: DFtv.


|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk