0
Trânsito:
Posted by Monk
on
13:24
Quatro em cada dez candidatos são reprovados no teste prático da auto-escola
Para tirar a carteira de motorista também é preciso muita determinação. Quatro em cada dez candidatos são reprovados no teste prático, em quase todo Brasil. Autoridades querem aumentar as horas de auto-escola e tentar melhorar o número de aprovações.
Fazer o carro se mover pode ser fácil. Difícil é dirigir como manda o Código Brasileiro de Trânsito. Um levantamento feito em Detran’s de quatro estados mostra essa realidade: um grande número de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilitação, mas acaba reprovado na prova prática.
No Recife, 38% dos candidatos não passaram no exame no ano passado. Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o índice foi de 40% e no Rio de Janeiro, 33%.
As auto-escolas preparam mal os alunos? Há quem aponte o nervosismo como o grande vilão e algo mais. Segundo os instrutores, a falta de atenção é uma inimiga.
Na hora da prova, se o candidato entra no carro, ajeita o banco, mas esquece de ajustar os retrovisores, ele perderá dois pontos. Se ele ainda dá a partida sem o cinto de segurança, ele perde mais três pontos e está eliminado.
Ao todo, o aluno só pode perder três pontos. Qualquer errinho pode ser fatal, até na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, é imediatamente reprovado.
“Calma e controle emocional são fundamentais. A teoria é importante ser colocada na prática não só na hora da prova, mas também depois quando for um permissionário, pois assim não teremos só um mais um motorista, e sim um cidadão pronto para exercer seus direitos e deveres num trânsito livre e pacífico”, explica o instrutor Marcio Daniel da auto- escola Vivo em Brasilândia/DF.
No Rio de Janeiro, há três meses o Detran passou a fiscalizar a presença do candidato nas aulas pela impressão digital. Quem não cumpre a carga horária exigida pela legislação fica impedido de fazer as provas.
“Nós estamos sentindo uma mudança gradual a cada formação. A gente está acompanhando cada banca examinadora e está vendo que os índices de reprovação estão caindo em torno de 5% na prova prática”, afirma a diretora de habilitação do Detran-RJ, Beatriz Diniz.
O Conselho Nacional de Trânsito estuda aumentar a carga horária das aulas. A teórica deve passar de 30 para 45 horas e a prática, de 15 para 20. Mais tempo de estudo, mais tempo de dedicação para impedir problemas futuros.
Fazer o carro se mover pode ser fácil. Difícil é dirigir como manda o Código Brasileiro de Trânsito. Um levantamento feito em Detran’s de quatro estados mostra essa realidade: um grande número de pessoas tenta tirar a carteira nacional de habilitação, mas acaba reprovado na prova prática.
No Recife, 38% dos candidatos não passaram no exame no ano passado. Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, o índice foi de 40% e no Rio de Janeiro, 33%.
As auto-escolas preparam mal os alunos? Há quem aponte o nervosismo como o grande vilão e algo mais. Segundo os instrutores, a falta de atenção é uma inimiga.
Na hora da prova, se o candidato entra no carro, ajeita o banco, mas esquece de ajustar os retrovisores, ele perderá dois pontos. Se ele ainda dá a partida sem o cinto de segurança, ele perde mais três pontos e está eliminado.
Ao todo, o aluno só pode perder três pontos. Qualquer errinho pode ser fatal, até na hora de fechar a porta. Ao estacionar, se ele derruba a baliza, é imediatamente reprovado.
“Calma e controle emocional são fundamentais. A teoria é importante ser colocada na prática não só na hora da prova, mas também depois quando for um permissionário, pois assim não teremos só um mais um motorista, e sim um cidadão pronto para exercer seus direitos e deveres num trânsito livre e pacífico”, explica o instrutor Marcio Daniel da auto- escola Vivo em Brasilândia/DF.
No Rio de Janeiro, há três meses o Detran passou a fiscalizar a presença do candidato nas aulas pela impressão digital. Quem não cumpre a carga horária exigida pela legislação fica impedido de fazer as provas.
“Nós estamos sentindo uma mudança gradual a cada formação. A gente está acompanhando cada banca examinadora e está vendo que os índices de reprovação estão caindo em torno de 5% na prova prática”, afirma a diretora de habilitação do Detran-RJ, Beatriz Diniz.
O Conselho Nacional de Trânsito estuda aumentar a carga horária das aulas. A teórica deve passar de 30 para 45 horas e a prática, de 15 para 20. Mais tempo de estudo, mais tempo de dedicação para impedir problemas futuros.