0

Trânsito:

Posted by Monk on 00:22
Veja o que muda nas regras para tirar a carteira d motorista


Os cursos de habilitação de condutores de veículos ficarão mais rigorosos a partir de 1º de janeiro do ano que vem. As mudanças foram anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que pretende com o aumento da carga horária e o aprofundamento do curso diminuir os acidentes de trânsito. As modificações mais relevantes foram feitas nas aulas para tirar a habilitação para a condução de motocicletas.
Confira as principais alterações
Aumento da carga horária:
A carga horária das aulas teóricas passa de 30 para 45 horas. Já as aulas práticas passam de 15 para 20 horas, no mínimo. As aulas sobre legislação de trânsito terão a carga horária aumentada de 12 horas/aula para 18 horas/aula. O curso de direção defensiva terá aumento de 8 horas/aula para 16 horas/aula. E o de noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas terá carga horária de 3 horas/aula (até então eram duas horas/aula).
Curso teórico ganha mais conteúdo:
O conteúdo das aulas teóricas será ampliado e aprofundará assuntos como direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.
Quem for tirar habilitação para carros terá aula sobre motos:
O aluno que for tirar a habilitação para dirigir carro será obrigado a assistir a aulas teóricas sobre motos e vice-versa.
Motociclistas poderão fazer testes em vias públicas:
Passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública. Para tanto, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. Todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como na chuva, nevoeiro ou noite.
Transporte de carga indivisível:
Também foi criado o curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível e outras, destinado aos condutores que pretendem realizar o transporte de cargas classificadas como indivisíveis.
Renovação da carteira Quem vai apenas renovar a carteira de habilitação não será afetado pelas mudanças.

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk