0

Oriente Médio: Barbie para islâmicos

Posted by Monk on 14:17
'Barbie e Ken' para islâmicos



Para o regime islâmico do Irã, Barbie e Ken são inimigos e deve ser combatidos. Para derrotar o casal de bonecos, campeão de vendas no país asiático, uma agência do governo resolveu contra-atacar e desenvolveu os "genéricos" Dara e Sara. São uma espécie de brinquedos-funcionários-públicos dos teocratas de Teerã.
O objetivo do Instituto para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Adolescentes é acabar com a influência "nociva" de bonecas e outros produtos dos Estados Unidos, além de promover os valores muçulmanos na sociedade iraniana. Diferentemente dos concorrentes americanos, os bonecos iranianos usam roupas modestas. Mas há uma diferença crucial: Sara e Dara (um menino, OK?) são crianças de 8 anos, o que faz com que a boneca não precise usar um véu. Ou seja, Sara e Dara são apenas amiguinhos enquanto Barbie e Ken vivem um romance. As lojas receberam bem a novidade. Para a vendedora Masoumeh Rahimi, citada pelo jornal "Daily Telegraph", a imagem da Barbie, de seios grandes, loura e com roupas reveladoras é "mais prejudicial que um míssil americano". Cada boneco iraniano, fabricado na China, custará 1/3 do preço de uma Barbie ou de um Ken.
Esta não é a primeira vez que a Barbie tem uma rival islâmica. Em 2003, o Egito lançou a boneca Fulla, atendendo ao pedido de pais que não queriam ver suas filhas brincando com a "ousada" boneca made in USA.

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk