0

Saúde:

Posted by Monk on 00:06
Cenoura faz bem pra visão?




As mães adoram utilizar a máxima "cenoura faz bem pra visão" para que os filhos comam cenoura. Mas o quanto desse senso-comum é verdade? A cenoura faz mesmo bem para a visão? Ela ajuda a prevenir futuros problemas nos olhos?
A resposta é sim e não. "Sim" porque a cenoura contém betacaroteno, substância que dará origem à vitamina A no organismo, e na infância é uma das responsáveis pela formação do olho e das funções visuais. Mas "não" porque ela sozinha não garante que a pessoa seja imune a problemas como a miopia, que é genética, ou a catarata, desencadeada por diversos fatores, entre eles a idade e a diabetes.
Vitamina A
A cenoura contém betacaroteno, que será transformado em vitamina A no intestino. Para as crianças, ela é essencial para a formação das funções vitais do olho e para a produção de púrpura visual, que atua na percepção de forma, cores, contraste e adaptação conforme a luz do ambiente (visão diurna e noturna). Além disso, a vitamina A faz bem para a pele e atua na formação dos ossos. Dessa forma, é uma das responsáveis pelo crescimento saudável da criança. No entanto, o oftalmologista Ricardo Uras adverte que a cenoura não é a principal fonte dessa vitamina para a criança. "O leite contém muito mais betacaroteno, por isso é mais importante na alimentação do bebê do que a cenoura", explica. Ao longo da vida, a quantidade de vitamina A que a pessoa deve ingerir é mais ou menos constante, apenas para garantir o metabolismo das retinas.
Problemas
O oftalmologista Yoshifume Yamane, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, afirma que não há motivos para se preocupar porque dificilmente alguém sofrerá de carência de vitamina A. Ela é encontrada em diversos alimentos como os derivados de leite, leguminosas, hortaliças, batata e peixe. Assim, quem não come cenoura ingere betacaroteno ao consumir outras fontes da vitamina. "A quantidade mínima de vitamina A de que precisamos diariamente pode ser adquirida com uma alimentação saudável. Não é preciso uma dieta específica", explica o médico. Segundo ele, a cegueira tem outras causas que não a falta do betacaroteno, como a catarata, diabetes e glaucoma. Para o oftalmologista Uras, apenas em países com problemas graves de desnutrição, como no continente africano, a falta crítica da vitamina A ocasiona má formação dos olhos e pode, então, gerar problemas como a cegueira e ressecamento dos olhos (xeroftalmia), bem como outros problemas como o raquitismo e doenças de pele. De todo modo, é possível complementar a falta dessa substância com comprimidos, porque a quantidade necessária é muito baixa. Já problemas mais usuais, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, nada têm a ver com a vitamina A: a maioria tem conotação genética ou degenerativa. Isso significa que as disfunções não são tratáveis com a ingestão de vitamina A. "A falta de vitamina A jamais será responsável por alguém usar óculos", finaliza.

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk