1

Grafite:

Posted by Monk on 15:19
Primeira Bienal de Grafite começa neste sábado em Belo Horizonte



Exposições, intervenções urbanas, seminários e workshops: começa neste sábado (30) na capital mineira a I Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte. O evento, que vai reunir artistas vindos dos quatro cantos do mundo, acontece até o dia 7 de setembro na Serraria Souza Pinto.
A idéia é transformar o local em uma grande galeria, com desenhos, pinturas, stêncils e stickers. “Belo Horizonte é uma grande geradora de talentos. Nas artes plásticas temos uma grande tradição, e a cena do grafite - que é fortíssima na capital - cresce em ética e estética com diversos projetos, sendo que grande parte deles beneficiam comunidades”, diz o coordendor Rui Santana. O grafite - que vem da palavra italiana graffiti, inicialmente usada para se referir às inscrições gravadas na pré-história e na Roma Antiga - mantém hoje um vocabulário próprio, com termos específicos que são compartilhados por grafiteiros de diversos países.
Confira abaixo as principais gírias desse universo:
Tag: assinatura do nome ou apelido do grafiteiro. ‘Presa’, presença.

Bomb (bombardeio): produção intensa e maciça de escritas.

Bullet (boleta): letras arredondadas e ‘infladas’.

3D: o grafite tridimensional é, talvez, o estilo mais cobiçado entre os grafiteiros da new school. Explora o efeito tridimensional para dar volume a desenhos e letras.

Free style (estilo livre): trabalho livre, improvisado.

Throw-up (vômito), ou ‘grapicho’: estilo de rápida execução, conhecido por usar poucas cores contrastantes, geralmente duas.

Cap: o bico da lata. Existem varios tipos, podem soltar um jato fino (skin cap, ou skinny) ou largo (fat cap ou hardcore).

Fanzine (abreviação de fanatic for magazine, fanático por revistas): revista produzida de forma independente, geralmente fotocopiada, que funciona como veículo de comunicação entre os grafiteiros.

Flick: uma foto de grafite.

Outline e powerline: linha de contorno que pode remeter a certos efeitos próprios da linguagem dos quadrinhos.

Piece: grafite realizado com primor ou que ocupa uma àrea delimitada.

Piece book: livro com desenhos, tags e rascunhos do grafiteiro.

Toy (brinquedo): expressão utilizada para indicar um principiante ou alguém que grafita apenas por moda.

Whole car: grafite que ocupa a façhada inteira do vagão. Pode ser de cima abaixo (top to top) e de fora a fora (end to end).

Wild style (estilo selvagem), ou tribal: estilo complexo, agressivo, composto por letas entrelaçadas entre si através de setas e traços retorcidos. Característico da old school, o wild style é considerado um dos estilos mais difíceis de se fazer.

|

1 Comments


Gostaria de saber se tem fone e contato de grafiteiros no DF que possam fazer um pouco de arte, não em área pública, mas... Estou querendo pintar minha casa, mas gostaria que fosse algo original, aí pensei em grafitar em vez de fazer essas pinturas normais...

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk