0

Transporte coletivo:

Posted by Monk on 23:33
Agora é Lei




Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal a lei que obriga as empresas de ônibus a devolver o dinheiro aos passageiros caso o veículo quebre no meio do percurso. “Acho difícil dar certo. Você acha que vão devolver o dinheiro de todos os passageiros que desceram?”, indaga a diarista Darci Silva.
Hoje, quando o ônibus quebra, os passageiros pegam o próximo da mesma linha sem pagar nada. O motorista José de Lima, que faz o trecho Rodoviária-Sobradinho, discorda da necessidade da lei. “Na minha opinião, as empresas deveriam ter carros de reserva em pontos estratégicos. Assim, os passageiros poderiam ser socorridos imediatamente”, sugere.
Para a lei começar a valer precisa ser regulamentada. O governo ainda estuda como as empresas devolverão o dinheiro para os passageiros. A Secretaria de Transportes levanta, por enquanto, as alternativas.
De acordo com a lei, a quantia terá que ser devolvida na hora. O cobrador Cléber Melo está preocupado. “Já pensou se estiver com uma nota de R$ 50? Como faço para tirar o dinheiro de quatro ou cinco passagens? Não tem como”, afirma.
Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o maior desafio será com a implementação da bilhetagem eletrônica, quando o cartão substituir o dinheiro. O secretário também demonstrou preocupação com o parágrafo que prevê a aplicação da lei nos ônibus do Entorno que estiverem rodando no Distrito Federal.
A lei distrital não pode ultrapassar esses limites. Embora a idéia seja boa, a lei foi feita de uma forma muito açodada. Inclusive, a Secretaria de Transportes se mostrou contrária a esta lei. Corre o risco de ser mais uma lei que, com certeza, não vai pegar”, alega Fraga.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo considera que a lei gerará transtornos e afirma que já existem formas de ressarcir o passageiro. Quando a viagem é interrompida ele pode pegar outro ônibus sem pagar a passagem.
O sindicato argumenta que a bilhetagem eletrônica eliminará dinheiro nos caixas dos ônibus. O autor do projeto, deputado Paulo Tadeu (PT), argumenta que o governo deve
encontrar uma forma de devolver o dinheiro do bilhete eletrônico.
fonte:Df tv

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk