0

Saúde pública:

Posted by Monk on 08:50
Rio tem um novo caso de dengue a cada minuto







A Secretaria Municipal de Saúde do Rio notificou em apenas um dia, entre anteontem e ontem (20), 2.053 casos confirmados de dengue na cidade, uma média de 1,4 caso por minuto.O número oficial de mortos no Estado até esta sexta-feira é de 47. Na capital, foram 29 óbitos. A situação é a pior vivida desde 2002, quando a epidemia de dengue matou cerca de 90 pessoas no Estado, 54 delas na capital.Segundo dados do Ministério da Saúde, em média no país os casos de dengue recuaram 40% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No Rio, ao contrário, o aumento foi de mais de 100%.

A divulgação dos dados acontece um dia após o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, ter admitido que o Estado do Rio sofre uma epidemia de dengue. O secretário também pediu desculpa aos doentes pela demora no atendimento dos hospitais. Neste ano, já foram registrados 23.555 casos da doença só na capital e 32.615 casos no Estado todo. A morte de uma menina de 14 anos, moradora da Praça Seca, na Zona Oeste, foi confirmada pela secretaria nesta sexta-feira. Na noite de quinta-feira, um bebê de 8 meses morreu no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste, região mais atingida da cidade.Os sintomas de ambos os casos são de dengue, mas ainda precisam de certificação oficial por exames. Se a doença for confirmada, o número de mortes sobe para 49.Outros 49 óbitos estão sendo investigados, 40 deles na capital. Entre os mortos, 24 foram crianças entre 2 e 13 anos. Cerca de 250 leitos de hospitais da rede municipal internam pacientes com dengue. No Hospital Municipal Salgado Filho, um dos maiores da zona norte da cidade, duas salas foram desocupadas para abrigar 52 crianças e adolescentes com a doença.Foram internados 2.116 doentes no Estado, sendo que 53% deles são de menores de 14 anos.

Depois de pedir a ajuda das Forças Armadas para o combate à dengue, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou a criação de centros de hidratação, onde os doentes poderão receber soro na veia, em três bairros da zona oeste: Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande. A medida visa impedir o agravamento da doença.

O governo do Rio de Janeiro se tornou omisso deixando a população nas mãos do mosquito da dengue, já que não fez nada em relação ao ano passsado. A doença só se alastrou.

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk