0

Educação universitária:

Posted by Monk on 23:09

Alunos decidem permanecer na UNB até o reitor sair


Estudantes de vários cursos da Universidade de Brasília (UnB) foram à assembléia colher assinaturas para um manifesto contra a ocupação do prédio da reitoria.
Os estudantes estão se reunindo e fazendo outras formas de manifestação; que sejam apitaços, que sejam camisas dizendo: fora Timothy. Pra que ocupar a reitoria?”, analisa o aluno André Mari.
Mas eles eram minoria na assembléia, faltava menos de uma hora para o fim do prazo acertado com a Polícia Federal para a desocupação da reitoria. O reitor Timothy Mulholland chegou a divulgar uma carta se comprometendo a tomar 11 medidas. Quatro delas, atendendo a reivindicações dos manifestantes, como a construção de uma nova Casa do Estudante. Mas, sem a saída do reitor, a assembléia decidiu não só manter, como reforçar a ocupação.
É um movimento pacífico, que não depredou nada na universidade. A ação será mantida até que o reitor e o vice-reitor saiam do cargo”, afirma o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fábio Félix.
Por volta das 15h, um grupo de estudantes subiu a rampa e tentou furar a barreira dos seguranças. Estudantes que já estavam dentro do prédio desceram a rampa e forçaram pelo lado contrário. Houve confusão e pancadaria.
Os estudantes começaram a entrar no prédio da reitoria pulando para a rampa. Cercados, os seguranças foram obrigados a recuar e liberar o acesso. “Mandaram liberar, agora é com a Justiça”, diz um senhor.
Os estudantes tomaram os três andares da reitoria. No térreo, mais confusão. Um rapaz agrediu um segurança e foi cercado por outros seguranças. “Vim pedir desculpas pra eles, porque esse é o trabalho deles”, conta o rapaz.
“Ele me bateu, me deu um murro, agora estou sangrando”, relata o segurança.
Uma comissão formada por alunos, professores e advogados ia se reunir com a Polícia Federal em um prédio perto da reitoria. Mas o encontro não aconteceu. A Polícia Federal informou que a ordem de reintegração de posse será cumprida, mas não sabe quando e nem como.
Os manifestantes calcularam que estiveram 500 pessoas no prédio da reitoria, na tarde desta segunda-feira (7). A energia e o fornecimento de água voltaram a ser cortados e o prédio está completamente no escuro. Os estudantes estão concentrados no gabinete do reitor, no auditório e nos corredores, já que as salas estão trancadas.
No final da tarde desta segunda-feira, a UnB e a reitoria da UnB divulgaram uma nota informando que fez todos os esforços para encontrar uma solução pacífica. E mais uma vez pediu que os estudantes deixem o prédio.
De acordo com a universidade, alguns serviços já estão comprometidos, como a emissão de diplomas e a concessão de bolsas de estudo. O pagamento dos funcionários também pode atrasar, já que a folha de salários é feita no prédio.
E o senador, Cristóvam Buarque, que já foi reitor da UnB, fez um discurso, esta tarde, na Tribuna do Senado Federal. Ele sugeriu que o reitor Timothy Mulholland se afaste por um período de até dois meses, para que a situação seja melhor avaliada.
No início da noite desta segunda-feira (7), os estudantes divulgaram uma nota admitindo que houve excessos na ocupação durante esta tarde, e pedindo que a UnB volte a ligar a luz e a água.

fonte: Globo.com/DFtv


|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk