0

Saúde:

Posted by Monk on 18:48
Entenda o que acontece com quem tem intolerância à lactose

Alergia ao leite ocorre com bebês e costuma ser temporária. Já a intolerância costuma afetar pessoas crescidas, que não produzem enzima.




Ficar sem tomar leite parece uma tarefa difícil. Fugir de qualquer prato que contenha leite ou derivado, então, nem se fala. E isso é realidade para quem tem intolerância à lactose. Já a alergia ao leite é comum principalmente em bebês, nos primeiros contatos com o alimento pode acontecer uma reação que tende a desaparecer com o tempo.
É o caso do estudante Espiridião Ribeiro, 17 anos, se prepara para o vestibular e, nos intervalos do estudo, não abre mão de um copo de leite. “Eu tomo leite três vezes ao dia. É bom, eu gosto e não faz mal”, diz. Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros seis anos de vida, o consumo do alimento provocava sintomas desagradáveis. “Vomitava, sentia enjôo direto e não conseguia controlar a dor, então, era uma agonia.” Já a intolerância ao alimento ocorre quando o intestino deixa de produzir uma enzima chamada lactase, responsável pela absorção da lactose. Isto pode ser provocado por doenças como infecções. “A intolerância ao leite pode ser temporária, uma não produção de enzima que pode ser recuperada dependendo do tipo de doença. Costuma ser transitória, e ocorrer numa idade avançada em virtude talvez de uma diminuição do nível de produção da lactase”, explica o médico Cervantes Caporossi.

Quais são os sintomas

Para a maioria dos pacientes com intolerância basta ingerir uma pequena quantidade de lactose para que o organismo comece a reagir. Por isso, é importante observar na embalagem a lista de ingredientes dos alimentos industrializados, principalmente se o alimento for bolacha, pão ou bolo. Segundo a nutricionista Vânia Monteiro, o leite pode ser substituído por outros alimentos que facilitam a absorção do cálcio, como as folhas verdes. "Quando a gente tem uma alimentação mais variada com saladas, legumes, frutas, nós temos melhores condições de absorver o cálcio”, diz. Quando o leite é ingrediente de um bolo ou biscoito, por exemplo, é possível trocá-lo por leite de soja ou suco. Foi o que os pais de Jéssica fizeram, quando descobriram que ela era alérgica ao leite: os sintomas desapareceram quando os produtos foram eliminados da alimentação. A mãe, Ana Cristina do Carlo Lara, buscou receitas alternativas e a família se adaptou ao novo cardápio.

|

Copyright © 2009 вℓσg ∂σ мσик All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by Monk. Distribuído por Monk